Pneus não calibrados corretamente o que pode causar ao consumidor
Ta ae a resposta
Quando o pneu está fora da calibragem o principal efeito é que ele desgasta de forma irregular. Se o pneu andar murcho demais, ele come os lados de fora mais rápido que o meio do pneu. Se ele ficar cheio demais, come o meio mais rápido que as bordas.
O pneu murcho fica mole demais, acaba superaquecendo porque o atrito aumenta. Esse aquecimento exagerado pode causar dano ao pneu e a câmara de ar que pode estourar, aumentando o risco. Além disso, a moto fica muito mais instável. Devido ao atrito maior, a moto vai consumir muito mais combustível, vai perder rendimento, acelerar menos.
O pneu cheio demais fica tão duro que a moto passa a "quicar" no asfalto. Além disso, a superfície de contato do pneu com o chão diminui e a aderência diminui, aumentando o risco de derrapagem.
Andar em piso molhado sempre é mais perigoso. Existe o risco da aquaplanagem, ou seja, o pneu passa a deslizar sobre a água e perde contato com o chão. É como se a moto estivesse sobre o gelo, sobre sabão, a aderência é zero e é chão na certa.
Ande sempre com o pneu na calibragem recomendada pelo fabricante. O pneu irá durar mais, ficará com o máximo de aderência sem prejudicar o desempenho da moto. Tudo isso com mais segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário