Tipos de freios

O freio de Prony 

é um dispositivo que serve para medir a potência em rotação de um motor, utiliza-se um tipo de freio semelhante ao freio de cinta. Ambos os extremos da faixa metálica estão encostados em balanças. O eixo em rotação puxa a faixa que, por sua vez, produz uma indicação na balança. A leitura das balanças, o raio e a velocidade do eixo são os elementos necessários para que seja determinada a potência.

O freio de Prony
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Funcionamento

Os freios a tambor funcionam a partir do mesmo princípio do freio a disco: As sapatas (português brasileiro) ou os calços (português europeu) impulsionadas/os pelos êmbolos do cilindro de roda exercem pressão sobre uma superfície giratória, que no caso é o tambor propriamente dito. Muitos carros têm freios a tambor nas rodas traseiras e a disco nas dianteiras. Os freios a tambor têm mais peças e são mais difíceis de serem reparados do que os freios a disco, porém, têm a fabricação relativamente mais barata. Quando a pessoa pisa no pedal do freio, as sapatas de freio (português brasileiro) ou os calços de travão (português europeu) são empurradas/os contra o tambor. Isto permite a frenagem/travagem do veículo. Em geral, a eficiência de frenagem/travagem do sistema varia entre 15 a 30%.

Alguns modelos utilizam o sistema freio de estacionamento ou popularmente conhecido como freio de mão (português brasileiro) ou travão de mão (português europeu) .




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O freio a disco

(português brasileiro) ou travão de disco (português europeu) é uma máquina de conversão de energia cinética em calor por meio da fricção. Sua eficiência é medida pela sua capacidade de dissipar o calor gerado. Um freio a disco, feito geralmente de ferro fundido ou compostos cerâmicos (como carbono, kevlar e sílica), é conectado à roda ou ao eixo. Para parar a roda, um material de fricção na forma de pastilhas de freio (montadas em um dispositivo chamado pinça) é forçado mecânica, hidráulica, pneumática ou eletromagneticamente contra os dois lados do disco. A fricção faz com que o disco e a roda fixada a ele desacelerem ou parem.

Nos automóveis, os freios a disco são normalmente localizados dentro da roda


Disco de freio invertido numamotocicleta Buell.

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O freio ABS ou travão ABS (acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem, embora mais frequentemente traduzido para a inglesa Anti-lock Braking System) é um sistema de frenagem (travagem) que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo (permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia) e aproveita-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento). A derrapagem é uma das maiores causas ou agravantes de acidentes; na Alemanha, por exemplo, 40% dos acidentes são causados por derrapagens.


Funcionamento

O ABS atual é um sistema eletrônico que, utilizando sensores, monitora a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do carro. Em uma situação de frenagem de emergência, a força de frenagem aplicada pelo motorista pode ser maior que o pneu pode suportar: a roda trava. O pneu agora não consegue mais transferir nenhuma força de tração lateral. O veículo fica instável e fora de controle, visto que ele não reage mais aos comandos de direção do motorista. Em um veículo equipado com o sistema ABS, os sensores de velocidade da roda medem a velocidade de rotação das rodas e passam essas informações à unidade de controle do ABS. Se a unidade de controle do ABS detectar que uma ou mais rodas tendem a travar, ele intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão de frenagem em cada roda individual. Ao fazer isso, o ABS impede que as rodas travem e garante uma frenagem segura: o veículo continua sob controle e estável. Em geral, a distância de parada é reduzida também.



ABS para motos

Sua alta dinâmica torna as motocicletas inerentemente instáveis. Por esse motivo, os motociclistas tendem a ser relutantes em frear pesado, visto que o travamento das rodas levará a uma queda perigosa. O ABS para motos permite que o motociclista freie com segurança, impedindo que as rodas travem. A Bosch fabrica ABS para motos desde 1994.

Na Europa e no Brasil, por exemplo, praticamente um a cada seis mortes no trânsito envolve motociclistas, e a proporção é muito maior na Índia e na China. Para a mesma distância viajada, o risco de um acidente fatal ao dirigir uma moto na Europa é 20 vezes maior que ao dirigir um carro. Especialistas em segurança confirmam que o ABS oferece um ganho considerável em segurança. A estimativa é que somente 1 a cada 100 motos fabricadas no mundo e somente 1 a cada 10 motos fabricadas na Europa vem equipada com ABS. Para efeitos de comparação, o número para carros de passeio em todo o mundo agora[quando?] alcançou 80%.
  • Benefícios do ABS
  • Prevenção de acidentes
  • Novas funções de segurança por meio da conexão em rede de sistemas e componentes existentes
  • Sistemas de segurança modulares
  • Sinergias devido à tecnologia em desenvolvimento de sistemas e conexão em rede


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